segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FHC X LULA - OS GRINGOS COMPARAM






Os gringos já sabem em quem votarão para presidente da República do Brasil em 2010, Dilma. E as razões para tanto estão na comparação entre o Brasil de FHC e de Lula. Ademais, o Brasil passou a ser um país com determinação efetiva nas políticas de cunho internacional.


Marina Silva chia que chia ao dizer não ser "justo", correta, a polarização comparativa entre os dois governos como parâmetro do eleitorado em 2010. Os tucanos, aécio e Serra (esse nem se fala), não tem como atacar veementemente Lula, mas propõe um universo paralelo como referencial, como se a realidade de eficiência do governo Lula, revelasse uma ineficiência que deve ser superada pela gestão tucana.

Mas como veremos a seguir:

1. os tucanos não são mais competentes, muito ao contrário;

2. e a pauta comparativa e materialista (baseado no concreto) cara Marina, não depende da sua opinião, mas da relação entre os indivíduos e a realidade concreta com que tem estes mesmos tomado contato.

A seguir reproduzo uma postagem do Blog do Anselmo, que apontam os números comparativos entre o governo de FHC e o ainda não terminado, governo Lula:




O governo Lula segundo The Economist
A ascensão econômica do Brasil é o tema da capa, de um editorial e de um especial de 14 páginas da edição desta semana da revista britânica The Economist, divulgada nesta quinta-feira. Intitulado Brazil Takes Off ("O Brasil Decola", em tradução literal), o editorial afirma que o país parece ter feito sua entrada no cenário mundial, marcada simbolicamente pela escolha do Rio como sede olímpica em 2016.
A revista diz que, se em 2003 a inclusão do Brasil no grupo de emergentes Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) surpreendeu muitos, hoje ela se mostrou acertada, já que o país vem apresentando um desempenho econômico invejável. A The Economist afirma também que o Brasil chega a superar outros Bric. "Ao contrário da China, é uma democracia, ao contrário da Índia, não possui insurgentes, conflitos étnicos, religiosos ou vizinhos hostis. Ao contrário da Rússia, exporta mais que petróleo e armas e trata investidores estrangeiros com respeito."





Do Blog do Anselmo, também, retirei um comparativo entre dois presidentes (bases que se refletem em comentários aqui e no exterior - O Brasil decola, é o que estão dizendo)



Nos tempos de FHC e nos tempos de LULA
Risco Brasil FHC 2.700 pontos; Lula 200 pontos
Salário Mínimo FHC 78 dólares; Lula 210 dólares
Dólar FHC Rs$ 3,00; Lula Rs$ 1,78
Dívida FMI FHC Não mexeu; Lula Pagou
Indústria naval FHC Não mexeu; Lula Reconstruiu
Universidades Federais Novas FHC Nenhuma; Lula 10
Extensões Universitárias FHC Nenhuma; Lula 45
Escolas Técnicas FHC Nenhuma; Lula 214
Valores e Reservas do Tesouro Nacional FHC 185 Bilhões de Dólares Negativos; 160 Bilhões de Dólares Positivos
Créditos para o povo/PIB FHC 14%; Lula 34%
Estradas de Ferro FHC Nenhuma; Lula 3 em andamento
Estradas Rodoviárias FHC 90% danificadas; Lula 70% recuperadas
Industria Automobilística FHC Em baixa, 20%; Lula Em alta, 30%
Crises internacionais FHC 4, arrasando o país ; Lula Nenhuma, pelas reservas acumuladas
Cambio FHC Fixo, estourando o Tesouro Nacional; Lula Flutuante: com ligeiras intervenções do B. Central
Taxas de Juros SELIC FHC 27%; Lula 11%
Mobilidade Social (sairam da linha da pobreza) FHC 2 milhões de pessoas; Lula 23 milhões de pessoas
Empregos FHC 780 mil; Lula 11 milhões
Investimentos em infraestrutura FHC Nenhum Lula 504 Bilhões de reais previstos até 2010
Mercado internacional FHC Brasil sem crédito; Lula Brasil reconhecido como investment grade

Obs. O Brasil está sendo notado, também, por que está vendendo o seu peixe através de uma excelente política de gestão comunicacional internacional, coisa que os tucanos substituiam pela impáfia de seu presidente poliglota, e que se prestava tão somente para afirmação do ego de FHC e não como ganho de imagem e da ordem economico-política como ocorre com Lula. Para entender esse aspecto sugiro a leitura:

7 comentários:

  1. vc vai manter a The Economist como fonte sem ela ter sido fonte até qdo?

    Não é ruim para a sua credibilidade falar de coisas que não existe como se existissem?

    Não há tal tabela na The Economist.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a versão impressa da revista e não encontrei a tabela. Pode informar em que página você a achou?

    ResponderExcluir
  3. A tabela é falsa,foi forjada e atribuída à publicação inglesa. Não foi publicada na revista e em nenhum lugar da referida publicação há números comparativos. A única comparação estatística entre os 2 governos foi feita recentemente pelo Professor Cláudio Salm da USP com base nos dados do PNAD de 1996,2002 e 2008.

    ResponderExcluir
  4. Essa tabela é VERDADEIRA SIM.
    Eu vi.
    Os invejosos simplesmente não conseguem aceitar que a merda de vida deles está melhorando graças a Lula.

    ResponderExcluir
  5. hahahaha....essa tabela é mais falsa que o CV da Dilma e do Mercadante.

    ResponderExcluir
  6. Com relação aos dados comparativos que você tirou do Blog do Ancelmo, a fim de não pairar injustiça,deveria ser dito que FHC tentou fazer a réplica da nau de Pedro Alves Cabral. Portanto, naquele governo, houve a tentativa de reconstrução da indústria naval brasileira

    ResponderExcluir
  7. Já vai fazer um ano que essa mentira circula pela internet e nem após tanto tempo os que a incluíram não possuem a coragem de informar que se trata de uma grande mentira, montadda para tentar fazer a população desinformada deste país acreditar que Lula foi melhor que FHC, quando todos sabem que o maior acerto de Lula foi ser a "CONTINUIDADE" de FHC.

    ResponderExcluir